domingo, 6 de dezembro de 2015

O DISCO DE 2005


O disco de 2005

1.       Promessa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
2.       A Volta (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
3.       O Amor É Mais (Roberto Carlos)
4.       Arrasta Uma Cadeira (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Participação Especial de Chitãozinho e Xororó
5.       O Baile da Fazenda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
6.       Coração Sertanejo (Neuma Moraes e Neon Moraes)
7.       Índia (Manuel Ortiz Guerrero e J. Asuncion Flores / versão: José Fortuna)
8.       Meu Pequeno Cachoeiro (Raul Sampaio)
9.       Loving You (Jerry Leiber e Mike Stoller)

Corria o ano de 2005 e eu tendo voltado a estudar recentemente e de repente eu começo a ouvir aqui e ali duas músicas que me deixariam na neura de consegui-las para ouvir quantas vezes quisesse. As músicas eram A Volta que era da novela América e Índia da novela Alma Gêmea. Mas as músicas vinham sendo tocadas no decorrer do ano e eis que meu amigo Vanderlei me arruma essas duas músicas e me grava em um cd. Eu fui comprar o primeiro computador em 2006, ainda não sabia como se conseguia músicas assim tão fácil. Quando saiu o cd consegui após o lançamento, porém uma cópia pirata, algum tempo depois comprei minha cópia original.

Promessa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Música de Roberto e Erasmo gravada por Wanderley Cardoso e que aparece no filme Na Onda do Iê Iê Iê de 1966. Filme que eu tive a alegria de achar no you tube enquanto pesquisava para fazer o texto dessa postagem sobre o disco de 2005. Aliás, o especial desse ano tem até uma história engraçada que conto no decorrer do texto. Essa música me chamou atenção demais quando a vi no especial de fim de ano.

A Volta (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Música que fez parte da trilha sonora da novela América. Originalmente gravada pelo conjunto Os Vips no compacto de 1966. Porém o Roberto só gravaria em 2005. Música regravada agora em 2015 no Projeto Primera Fila em Abbey Road em português e espanhol.

O Amor É Mais (Roberto Carlos)
Regravação da música de 2000 do disco Amor Sem Limite, aqui em 2005 está com uma guitarra mais em evidência, nos versos (Diferente da paixão o amor é um sentimento...) não tem Roberto cantando consigo mesmo em primeira e segunda voz. Particularmente eu prefiro a versão de 2000.


Arrasta Uma Cadeira (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Participação Especial de Chitãozinho e Xororó
Conforme Roberto contou no especial de fim de ano, ele levou 14 anos para completar essa música composta já na intenção de gravar com a dupla. Chitãozinho e Xororó já tinham participado de outros especiais anteriormente. A canção também foi regravada no mega projeto Primera Fila em Abbey Road com a participação especial do cantor Marco Antonio Solis.

O Baile da Fazenda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Mais uma regravação, dessa vez dessa canção do disco de 1998, gravação que teve a participação de Dominguinhos, falecido em 2013. O arranjo no disco de 2005 tá mais puxado para um country.

Coração Sertanejo (Neuma Moraes e Neon Moraes)
Música gravada por Chitãozinho e Xororó em 1996 e foi tema da novela O Rei do Gado.

Índia (Manuel Ortiz Guerrero e J. Asuncion Flores / versão: José Fortuna)
Música gravada pela primeira vez em 1952 por Cascatinha e Inhana. No especial Roberto cantou ao vivo com cenas de Priscila Fantin na novela Alma Gêmea. Música que foi bastante veiculada no decorrer do ano antes do lançamento do disco. Nunca vou esquecer uma amiga de escola (dos meus tempos de ter voltado a estudar depois dos 30). A moça comentando na sala algo como: Roberto Carlos tá com música nova, o “homi” gravou Índia, ficou lindo!

Meu Pequeno Cachoeiro (Raul Sampaio)
Regravação da música gravada no disco de 1970. Vale dizer que é (podemos dizer) xodó dos colecionadores de Roberto Carlos. A música saiu no disco de 1970, mas tem uma versão de compacto só voz e violão, sonho de consumo de muitos colecionadores. Mas fez grande sucesso mais precisamente a partir de 2007 quando proliferavam as opções de download gratuito.

Loving You (Jerry Leiber e Mike Stoller)
O disco termina com mais uma regravação. Dessa vez uma música gravada por Elvis Presley no filme Loving You de 1957. Roberto conta no especial que foi o primeiro filme de Elvis que ele assistiu no cinema. O arranjo pra essa música ficou lindo.

O especial de fim de ano foi uma história e tanto. Não me lembro se pedi pra namorada gravar, ou se gravei em VHS mas de alguma forma, alguns meses depois o VHS estava lá na casa dela. Qual não foi a minha decepção quando constatamos que ela tinha (acidentalmente) gravado uma novela por cima do especial de 2005... Algum tempo depois passando por uma banca de rua que vendia DVDs e vi um do Roberto Carlos que era um 2 títulos em um e comprei mesmo sem saber qual o conteúdo. Pra minha surpresa era o especial de 2005 e o Acústico de 2001.
Nas comunidades do extinto Orkut já comentávamos o porquê não se lançavam os especiais de fim de ano em DVD. Alguns amigos diziam que talvez fosse pelos direitos de imagens de outros artistas participantes. Mas algum tempo depois vimos sair os DVDs Duetos...

Comentários finais sobre o disco de 2005.

Já vivíamos em uma época em que o vinil já havia sido parado de ser fabricado desde 1997, época da pirataria em massa e o download gratuito ainda estava engatinhando por aqui. Nem é preciso dizer que o cd pirata além de não conter o mesmo resultado de um cd original ainda perde-se o encarte com informações, foto e ficha técnica. A produção do disco de 2005 é de Guto Graça Melo e Mauro Motta. Fotos de Luis Garrido.  O disco de 2005 seria o último com música inédita por alguns anos. Tempo encerrado com o EP Esse Cara Sou Eu em 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário