quinta-feira, 18 de junho de 2015

O DISCO DE 1996


O DISCO DE 1996

Lado 1
  1. Mulher de 40 (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  2. Cheirosa (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  3. Quando Digo Que Te Amo (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  4. Amor Antigo (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  5. Como É Grande O Meu Amor Por Você (Roberto Carlos)

Lado 2
  1. O Terço (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  2. Tem Coisas Que A Gente Não Tira do Coração (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  3. Comandante do Seu Coração (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
  4. Assunto Predileto (Eduardo Lages/Paulo Sérgio Valle)
  5. O Homem Bom (Paulo Sete e Clayton Querido) Adaptação de Texto: Roberto Carlos

Mulher de 40 (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Depois de fazer homenagens como Coisa Bonita, Mulher Pequena, O Charme dos Seus Óculos, a dupla Roberto e Erasmo homenageiam as mulheres de 40. No ano desse disco Roberto Carlos lançou o disco no programa Domingão do Faustão. Programa que eu parei tudo que estava fazendo pra assistir. 1995 tinha sido um ano meio difícil em casa, a coisa estava tão feia que até sem TV eu e mamãe ficamos. Mas depois as coisas melhoraram um pouquinho e pude assistir o Roberto no Faustão lançando o disco. O disco Senhoras e Senhores. O último disco em vinil do Roberto a sair no Brasil. Mas eu não lembro se já tinha o disco em mãos, ou se comprei naquela semana em uma das últimas lojas de disco que lembro ainda na Vila Prudente em São Paulo.

Cheirosa (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
E aqui voltamos à diversidade de ritmos e estilos presentes nos discos de Roberto nos anos 90. Aliás, os discos de Roberto dos anos 90, o Roberto dos anos 90 que muita gente critica, tem uma particularidade única. Ele não se prendeu em estilo nenhum, quem não lembra do disco seguinte de 1997 onde ele só gravou boleros. A canção Cheirosa tem um ritmo gostoso e a letra tem um toque de sensualidade “Meu bem isso não se faz com quem trabalha”... “Esse perfume a cabeça me embaralha/ De terno e gravata o que é que eu vou fazer?”

Quando Digo Que Te Amo (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Um dos pontos altos do disco. Uma canção no padrão RC de qualidade. Não lembro se essa música tocou no rádio na época. Mas bem merecia entrar na programação das grandes rádios. O solo de sax é do Milton Guedes. Eu diria que é uma música na mesma linha de Música Suave de 1978 e Amante À Moda Antiga de 1980.

Amor Antigo (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
A dupla Roberto e Erasmo atacam em um tema novo. O amor antigo sufocado. Quantas vezes a gente já passou por isso. Isso é algo muito perigoso. Tem mulher que às vezes até acaba com a amizade além de vir com aquele fora clássico (Ah, mas você está confundindo as coisas). O que é uma mentira, pois a gente é que se apega. Mas incomoda quando a gente se disponibiliza de (sou todo ouvidos) e elas vem contando tudo e mais um pouco. Mas na hora do (... Vou fazer o que o meu coração me obriga / Arriscando essa amizade tão antiga / Já não sei ficar calado...) é complicado. Solo de sax do Léo Gandelman.

Como É Grande O Meu Amor Por Você (Roberto Carlos)
Música de 1967 regravada com arranjo mais próximo aos shows atuais. Com direito a subida de tom no meio da música, Roberto declamando parte da letra.



O Terço (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
No especial de 1998, Roberto e Erasmo revisitaram essa música e foi mencionado da demora muitas vezes para se concretizar uma letra. Erasmo citou O Terço, demoraram muito para terminar a música. Letra profunda, nos leva a reflexão. Você que escuta o disco pode até não ser católico praticante, mas faço um convite para que preste atenção nessa letra. Roberto na última entrevista ao Jô Soares disse que em certa época estava fazendo curso pra santo.

Tem Coisas Que A Gente Não Tira do Coração (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Essa música eu adorei de cara, desde a primeira vez que a ouvi. Mesmo a gente não passando por tais situações que Roberto canta, mas me leva para um tempo legal que eu vivia em 1996. Essa coisa do reencontro as frases (já tenho também outro amor / aprendi a viver sem você / também minha vida refiz...) enfim, pensei que jamais pudesse chegar um dia a dizer isso, mas hoje posso dizer sim se reencontrar um certo alguém, tá bom, tá bom, foram... ah deixa pra lá.

Comandante do Seu Coração (Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
O disco é de 1996, porém em 97 Roberto foi ao programa Em Nome do Amor do SBT apresentado pelo Silvio Santos receber não um mas três Troféus Imprensa, premiação que indica quem mais se destacou como melhor cantor(a), ator, atriz, jornalista, novela, programa de TV, a lista é imensa. Em um sofá Roberto foi entrevistado por Silvio Santos e terminou cantando seus mais recentes sucessos que fazem parte desse disco: Mulher de 40 e Comandante do Seu  Coração.

Assunto Predileto (Eduardo Lages/Paulo Sérgio Valle)
Música da mesma dupla que fez Confissão em 1980. A letra fala das (...vezes em que a gente passa pelo amor sem saber que está diante do que sempre procurou) e (nessa hora que a gente sabe o que é solidão). Solo de Flugel de Tony Conception.

O Homem Bom (Paulo Sete e Clayton Querido) Adaptação de Texto: Roberto Carlos
Roberto que abre o disco Canta Para A Juventude em 1965 cantando “História de um Homem Mau”, fecha o disco de 1996 cantando “O Homem Bom”. A letra fala de um homem que anda pelo mundo fazendo o bem, não importa a quem, dividindo o que tem, que conhece as escrituras sagradas... Não importa o nome desse homem. Lembro-me de um amigo meu, fã de Roberto na época quando me falou sobre o disco (embora eu já tivesse) que o Homem Bom da música era ele. Na interpretação desse meu amigo, Roberto estava cantando sobre ele mesmo.

Considerações Finais
O disco de 1996 foi o último álbum do rei a ser lançado em vinil no Brasil. No ano seguinte, 1997 acabava de vez a produção de discos no Brasil. Uma perda imensa da qual não nos recuperamos (eu pelo menos) até os dias de hoje. Pois nos anos seguintes fomos surpreendidos com grandes discos como o Acústico em 2001, Pra Sempre, Amor Sem Limite, o disco de 2005...
Foto Luis Garrido
Produção de Mauro Motta


4 comentários:

  1. Amigão,

    Roberto lançou o disco no Faustão, que já tocava nas rádios, em 30/11, mas só chegou às lojas em 03/12! Saudades desse tempo e da ânsia do "novo disco"!

    Blog Música do Brasil
    www.everaldofarias.blogspot.com

    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Everaldo, realmente a ânsia do novo disco tomava conta da gente a partir do final de outubro, todos os anos. Obrigado pela visita e comentário. Super abraço.

      Excluir
  2. Bom vê-lo de novo em atividade nos blogs, mano. Meu comentário sobre esse disco eu enviarei assim que tiver "recuperado" meu pc, com aquele artigo que te disse que foi publicado no International Magazine (acho que até comentamos algumas coisas quase iguais, hehe). Aliás, não é só pra você que ando devendo,tenho que mandar a entrevista pro blog do amigo Everaldo acima. Assim que der coloco tudo em dia. Mas adianto que embora goste muito do disco de 1991, quando ouvi esse achei o melhor do RC na década de 90. Ainda gosto dele, mas acho que daria o título pro disco de 91 hoje. Os anos "1" dele são phodas, 71,81 e 91, discaços!

    Grande abraço e mantenha a atividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente irmão Robert, os discos com final (1) dele são foda. Esse de 1996 eu não ouvi à exaustão. Acho que estou ouvindo mais hoje em dia do que na época, rs.
      Um super abraço e já tem postagem pronta... Vou sim tentar e fazer de tudo pra manter a atividade. Abraços irmão.

      Excluir